quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

60 DE DECLARAÇAO DOS DIREITOS HUMANOS

Art.1 - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade

domingo, 7 de dezembro de 2008

LULA E OBAMA

O que os dois têm em comum: foram a grande promessa em duas grandes naçoes, venceram o preconceito de milhoes de eleitores, usaram o bom marketing para chegar à presidência. Nao podemos deixar de citar o que mais aproxima Obama de Lula, antes mesmo de governar: a FAMOSA POLÍTICA ASSISTENCIALISTA. Obama prometeu, há dois dias, injetar 2,5 bilhoes de dólares nos EUA e já disse como fará isso: criará milhares de empregos na área de infraestrutura. Com esse investimento fará crescer a economia, aumentando a qualidade de vida dos trabalhadores beneficiados e do restante da populaçao, além de injetar dinheiro para uma maior movimentaçao financeira. Entao, vamos reverenciar o astuto projeto e ver o que o nosso presidente fez.
Lula, desde que entrou na presidência, destina milhoes de reais para bolsas assistenciais, injetando gratuitamente dinheiro nas maos do nosso tao querido povo em troca de uma igualdade de classe e diminuiçao da desigualdade social. Já os beneficiados compram os seus grandes desejos de consumo: televisoes, antenas parabólica, geladeiras, motocicletas, camas e alimentos. Ótimo...todos esses, bens necessários...mas para eles, nao para a sociedade. Esqueci tambem de citar bebidas e cigarros, a única diversao acessível para uma populaçao que sobrevive com bolsas governamentais. E me pergunto, o que os beneficiados dao em troca para o bem comum? No projeto de Obama, a força de trabalho. E no do Lula? Vamos tentar ver com bons olhos e separar esse incentivo governamental didaticamente em Bolsas:
Bolsa Escola: a presença assídua das crianças na escola, que é alimentada por um programa informatizado direto com o Ministério da Educaçao.
Bolsa Maternidade: todas as mulheres gestantes devem comparecer a, no minimo, 6 consultas de pre-natal, estarem devidamente vacinadas e levarem suas crianças para a programa de vacinaçao e triagem neonatal. Isso renderá à família em torno de 3 salários mínimos.
Essa estratégia trouxe ao nosso país, uma evolucçao significativa nos indicadores de saúde e educacional, nao me resta dúvida, o quetambém melhora a qualidade de vida de uma naçao.

Mas novamente, uma pergunta. Por que nao tivemos essa idéia de comprar a força de trabalho dessa populaçao que tanto pediu emprego e nao dinheiro? Por que nao oferecemos a dignidade necessária para que esse povo tivesse acesso à educaçao e cultura sentindo-se instigados a levarem seus filhos a escolas e terem acesso ao mínimo necessário de saúde e planejamento familiar? Por que nao somos capazes de oferecer o grande prazer de uma diversao após uma semana de trabalho?

Sao perguntas que ficam sem respostas, mas que ainda há tempo de serem respondidas.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

EUROPEUS e AFRICANOS

Quando estive na Europa, na terceira semana de viagem, vi esta imagem que ainda hoje nao consegui esquecer.

Este barco, é de africanos que querem entrar ilegalmente no continente europeu atravessando pelo mediterrâneo. Foram encontrados nas Ilhas Canárias e os sobreviventes contam que a embarcaçao era composta por 40 tripulantes, todos sudaneses, e que estavam há 2 semanas no mar, alguns que nao resistiram ja teriam sido jogados nas águas e os outros que estavam mortos no barco, continuavam ali pelo simples fato dos que continuavam vivos nao possuirem forças para arremesá-los.

Outro meio de ultrapassagem utilizado é permanecerem em portos africanos e fixarem-se nos chacis de caminhoes e carros que serao colocados nos poroes dos navios pra ser levados para Europa. Muitos deles sao descobertos ainda na äfrica, pois ao colocarem os carros no navio pela rampa (movel, pelo movimento das aguas), estes sao esmagadosentre ela e o fundo dos carros.
Ao chegar em Tarifa, no sul da Espanha, um dos pontos mais proximais entre o continente africano e europeu, visualizei constantemente helicópteros e barcos espanhóis. Ao mirar policiais de frente para o mar e nao para nós pessoas, pude constatar o quao rotineiro é a tentativa de imigrantes africanos entrarem ilegalmente ali. Na costa européia é comum encontrar embarcaçoes clandestinas de imigrantes. Alguns conseguem driblar esta fiscalizaçao, entram e vivem ilegalmente durante algum período de tempo.
Ao ultrapassarem a fronteira, sao capazes de tudo para permanecerem ali, um dos meios é submeterem-se a deixar que um meio de transporte de serviço público passe por cima de suas pernas, para serem internados e submetidos a tratamento de saúde prolongado, o qual lhes garante o direito de serem tratados por aqueles países, adquirindo assim direitos e consequentemente a permanência ali.

sábado, 29 de novembro de 2008

01 DEZ - DIA MUNDIAL CONTRA A AIDS

Dentro de dois dias, o mundo inteiro deverá manisfestar anúncios de pesquisas e avanços no meio científico contra o genocida vírus HIV.
Hoje, já pude ler uma notícia sobre a suposta cura de um portador na Alemanha:
"Médicos na Alemanha dizem ter feito o que parece ter sido uma importante descoberta no tratamento da SIDA depois de um paciente ter sido aparentemente curado desta doença com um transplante da medula óssea.". Isso é motivo de orgulho a todos nós profissionais de saúde e quiçá toda a humanidade. Na realidade o que temos a reconhecer é que a descoberta do vírus já foi um grande marco, logo após a descoberta dos antiretrovirais veio a complementar, e como se nao bastasse em apenas 27 anos depois da descoberta do vírus o homem já suspeita ter curado um portador. Magnífico! A ciência com toda a sua frieza e razao chegou longe.
O que ainda nao teve avanço nenhum foi o tao comentado sentimento humano: o preconceito! A dificuldade de quebrar tabus e de até mesmo encarar a Sida como uma doença, tal como outra qualquer, faz com que muitos sejam devastados, nao pela doença e sim pela exclusao. Desde 1981 se comemora o dia mundial contra a AIDS. Mas o que mudou no pensamento da humanidade? O que se tem feito a favor dos reais interessados?
Nao vejo mudanças nos movimentos contra aids, com seus repetitivos "kits" onde se coloca, dentro de um saquinho (1 camisinha, 1 panfleto sobre DSTs, 1 catálogo com endereços de unidades de saúde onde se encontra um "apoio" e uma fita vermelha), e saem vários estudantes e profissionais a distribuírem como se estivessem entregando propaganda de bordel. Após tantos anos nós - sociedade - ainda nao conseguimos atingir a grande massa a respeito de quebrar o preconceito e ensinar o que é a AIDS como se ensina o que é a Hepatite, o Alzhaimen, o Câncer, etc., libertos de qualquer tipo de julgamentos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

VOLTEI

Engraçado, essa historia de blog...
é como personalidade, no inicio vc cria, depois some, logo mais você tenta encontrá-la (se encontrar;se definir), e espero que, ogo apos encontrar ir em frente.
Passei esses dias sumido, mas vivi muito durante esse tempo.
Alguns acontecimentos foram marcantes de junho até agora, novembro.
Julho: Viagem a Europa
Agosto: Trabalho
Setembro: Campanhas Políticas
Outubro: Acuputura (estudar)
Novembro: Oh eu aqui.
Daqui por diante, vou falar besteira...

segunda-feira, 23 de junho de 2008

SERÁ SE TUDO ISSO É POR ACASO?

Nesses últimos dias, andava pensando muito sobre o assunto...
Lembra bem que tudo começou de um jeito diferente, uma sensação muito estranha, um friozinho na barriga, um arrepio na espinha... Você fez seu coração parar de funcionar por alguns segundos, tempo suficiente para perceber que você era a pessoa que ela tanto esperava desde o dia em que nasceu, tinha medo, mas mesmo assim tomou coragem e decidiu falar contigo, mesmo não querendo muito se aproximar, chegou assim do nada e notou que já existia algo mágico entre eles...
Com o tempo, foram se falando e se vendo cada vez mais, e a cada dia que passava, mais saudades ela sentia, acabou conhecendo você mais e mais, você passou a ser seu primeiro e último pensamento do dia, foi se entregando ao seu lindo sorriso, ao seu jeito. A vontade de ficar junto a ti chega muitas vezes a apertar seu coração, o que sentia por você acabou lhe consumindo, ainda tentou resistir, mas acabou desistindo disso e se deixou levar... Agora se pergunta se errou, e não consegue responder, porque o que sente acaba sufocando qualquer resposta, lembra dos momentos que passaram juntos, e chega à conclusão que mesmo que ela tentasse explicar, não iria conseguir... Queria pedir desculpas por tudo isso, mas as pessoas só se desculpam se houver arrependimento, e ela, nunca vai se arrepender de ter conhecido você...
Aos pouquinhos você foi entrando na sua vida, aprenderam a sofrer o sentimento um do outro, assim sabe que pode contar com você em qualquer momento de sua vida... Na verdade, foram feitos um para o outro... Gosta muito de está perto de ti, pois assim tem a oportunidade de te mostrar o quanto é linda toda essa história. Não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem você ao seu lado, tem certeza que vai te ver envelhecer e mesmo assim tem a convicção que será sempre louca por ti... Sabe por quê?
Porque você...
... Você lhe faz bem...
... Lhe faz acreditar no amanhã...
... Lhe faz falta...
... a faz sentir falta do teu sorriso, da tua companhia, dos teus carinhos...
Muitas pessoas se apaixonam muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro, às vezes encontram e, por não prestarem atenção deixam passar sem deixá-lo acontecer verdadeiramente... Tem sorte, pois ama e sabe que é amada de verdade...
O mais importante nisso tudo e que mais uma vez vem te pedir isso:
– Continue nos dando a chance de sermos um só...
– Obrigado mais uma vez por tudo que você representa na minha vida, você faz da minha vida um mar de alegria, de carinho, de amizade, de companheirismo, de preguiça... De tudo mesmo, pois como já disse algumas vezes, VOCÊ É TUDO NA MINHA VIDA!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

DEVER DE SONHAR

Ainda quando criança, me falaram que tudo passa.

Teimei em nao acreditar. Ainda hoje não acredito. Tudo fica, nada passa. Embora acredite no verdadeiro potencial do esquecimento, sei que para trazer à tona a lembrança, basta lembrar.

Tentaram me fazer acreditar que somos responsáveis pelas nossas proprias escolhas, e teimei em duvidar, isso hoje já não duvido, somos realmente frutos das nossas escolhas. Escolhi pra mim várias paixões, tive todas. E todas ficaram. Hoje caminho sozinho, mas trago na lembrança os momentos, eles me alimentam, trago também comigo um amor, incansável, ele me guia, e nunca me permite errar. Tenho a razao como amiga fiel, fria e calma, porém mais que isso...sonhadora. E elevo isso ao mais profindo grito do meu eu, com a certeza de que nunca esquecerei nem mesmo um "ai" do meu caminho. Pois quem ouve nunca mais dele se esquece, o passado é vivo. O passado arde, ele fica. E com uma capacidade só dele de ser imutável e inassecível. Seja lá como for tudo vai ter um fim, mas nem mesmo o fim é esquecido. Queria me olhar de longe e tentar ver todo o caminho que ja percorri, orgulhoso de todas as escolhas e de todas as decisoes tomadas, cada curva feita com dificuldade... e queria chegar próximo de mim, e dizer: ainda há muito, muito a ser percorrido, segue o teu destino regando tuas plantas e admirando tuas escolhas, pois tudo é muito mais do que o que pensamos ser.
E no meio de tudo isso, me defino agora, como "Pessoa" dizendo:
"Eu tenho uma especie de dever, de dever de sonhar
de sonhar sempre,
pois sendo mais do que
um espectador de mim mesmo,
Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E assim me construo a ouro e sedas,
em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e musicas invisíveis"

E assim sigo, lembrando, sonhando, sorrindo, chorando... Um ator e ao mesmo tempo personagem, porém mais que isso, o autor único da minha própria história.


segunda-feira, 12 de maio de 2008

12 DE MAIO : NURSE DAY


E até entender, que estamos aqui apenas para viver...

e que muito mesmo antes de virmos existia alguém cuidando de todo aquele processo de formação chamado Gravidez...
e que durante todo o momento de ansiedade e dor minutos antes de nossa vinda existia alguém ali, confortando e esperando também ansioso, como se fossemos o único sempre...
e que no nosso primeiro choro de sofrimento ou preguiça havia ali alguém que acalentou e afagou e nos preparou para chegarmos aos braços do maior amor do mundo...
e que este alguém nos olhou com todo otimismo de quem abençoa e nos ver no início de uma longa jornada...
e que durante toda a jornada podemos ter a certeza de saber onde encontrá-lo e quando precisarmos estarão ali disponíveis em qualquer hora ou momento, com a confiante certeza de cuidar do bem maior, a Vida...
e que durante toda essa vida são capazes de aliviar sofrimentos e de nos trazer alegrias e força,
e que quando já não dá mais pra respirar, estão dispostos a respirar por nós, abdicando de toda a essência de egoísmo e buscando forças pra nos fazer viver, talvez alguns minutos a mais,
e que se já não dá mais, simplesmente continuam ali...
é com essa certeza que sei o quanto é essencial amar e cuidar do próximo, e mais que isso, acreditar que somos capazes de nos doar, não a própria vida, mas pedaços de nós mesmos, pelo outro.
E a este ser, chamamos Enfermeiro,
e que com essa certeza é que acredito na capacidade de sermos plenamente felizes quando fazemos o que amamos.
Hoje o mundo inteiro contempla o dia do enfermeiro, dedicado a estes profissionais que mesmo diante do maior desespero e fiascos da vida, acreditam que sempre haverá saída.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

TEMPO II

"E que a minha loucura, seja no mínimo, perdoada". Nunca entendida. Pois que há no tempo a justificativa para todo este momento, e que o tempo continue como o deus mais paradoxal de todos os tempos. Capaz de acabar e de construir, de tornar menino em homem, de tornar claro e escuro, e sempre com seu destino transformador onde o que é ódio se faça amor, e sofrimento alegrias. Ahhh... tempo. Meus sonhos sao chamados de destino, por que estás aí a esperar. Meus obstáculos sao portas por que mandas o vento para abrí-las, tempo... onde eu me permito chorar porque sei que irei sorrir.

Há sempre dois caminhos, há sempre duas escolhas, há sempre duas possibilidades, e por que haverá de ter um unico amor? E por que hei de te amar por toda a vida, como um dependente de susurros e mágoas, de lamentos e de, principalmente, satisfaçoes. Ah... tempo, me ensinas as respostas, todas que pude, ja foram dadas. Agora preciso ser livre... naum liberto, ja que essa historia me marcou o peito e me deixa marcas, mas preciso caminhar sem medo e que nao baste apenas o meu corpo saciado mas meu peito transbordando de sorrisos.

Evidências não falam, mas nos apontam a saída. Não quero estar só, pois sozinho não sou ninguém, mas preciso viver tudo o que há aqui trancado dentro dentro de mim. E que a mae do Deus Tempo, a Paciencia, abrande o meu peito e o dos que irao, sem sentir a minha dor, criticar-me. E que a saída seja apenas uma forma cordial, embora ingrata, de deixar a porta entreaberta para a minha volta. Volta, sim...retorno ao meu eu que há tantos nao encontro. Tentei encontra-lo em outro, la nao estava. Mas pudera, o meu egoísmo jamais deixaria o meu eu longe de mim.
Sigo sozinho, em busca de algo que segue a me esperar. Como fiel discipulo da liberdade sou aquele que sempre acredita na saída, e mais, que esta saída está dentro de nós.

quinta-feira, 27 de março de 2008

TEMPO?

Um dia você vai está sozinho, vai fechar os olhos e tudo estará negro, escuro... Os números de sua agenda passarão claramente na sua frente e você não terá nenhum para discar. Sua boca vai tentar chamar o nome de alguém, mas não há alguém solidário o bastante para sair correndo e te dar um abraço, nem te colocar no colo ou acariciar teus cabelos até que o mundo pare de girar. Nessa fração de segundos, quando seus pés se perderem do chão, você irá lembrar de mim, da minha ternura, do meu jeito infantil. Virão súbitas memórias gostosas dos meus abraços e beijos, da minha preocupação com você e só vão ter algumas músicas repetindo no seu rádio: as nossas... Em um novo momento, você vai sentir um enorme aperto no peito, uma pausa na respiração, um frio subindo pela "espinha" e vai torcer bem forte pra ter de volta nosso mundo delicioso, mundo que você teimava em chamar de "mundinho". Você sabe como é o nome disso que você estará sentindo? É saudade! Aquilo que eu tinha e sentia tanto, que te falava sempre, e você sempre me chamando de doente, de louco... E quando você finalmente discar meu número, ele estará ocupado demais para você... Ou quem sabe, nem será mais o mesmo, ou até, eu, simplesmente, não irei mais querer te atender... E se você insistir e for bater na minha porta, a encontrará muito bem trancada, e se no caso estiver aberta, estará totalmente vazia para você... Aí, então teus olhos te ensinaram algo que os meus conhecem muito bem, te ensinaram o que é lágrimas, Aquelas que tanto te disse que ardiam e magoavam e você, como sempre, só fazia me ignora mais uma vez... O nome do enjôo que você irá sentir é arrependimento, e a falta de fome que virá junto, chama-se tristeza. Então quando os dias passarem e eu não te ligar como sempre fazia, quando nada de bom acontecer com você e ninguém te olhar com meus olhos encantados e apaixonados... Você conhecerá a famosa solidão... A partir daí o que acontecerá, chama-se surpresa... E provavelmente o remédio para tudo isso que você estará sentindo... ... Será o tal do tempo em que você tanto falava, aquele mesmo que você sempre pedia...

quinta-feira, 20 de março de 2008

O LOUCO

Uma figura masculina andando a passos largos, simbolizando intensa atividade; o homem segura em uma das maos um bastao, e uma trouxa, símbolo de experiência e desprendimento do ego social que esta apoiado em seu ombro, símolo de força braçal e capacidade de suportar problemas. Com a outra mao, ele segura o cajado, que está posicionado atrás de seu pé, expressando completa displicencia e irreverência. Ele esta vestido como um bufao, símbolo de segregaçao social e inadaptabilidade, e acompanhado por um animal doméstico, símbolo da comunidade social.

Este arcano sugere tudo ou nada, desordem, extravagância, imaturidade, insensatez; mas é importante observar que embora o homem se encontre disperso, este é o momento mais poderoso da vida, e ele deve, entao, tomar uma direçao.

Palavras Chaves: evoluçao, ousadia, nada, caos.


É exatamente a proposta das "re-postagens", que aqui estarao.


Entre o complexo e o abstrato, entre o natural e o simples.
"É o céu no inferno, assim é o paraíso."