terça-feira, 2 de dezembro de 2008

EUROPEUS e AFRICANOS

Quando estive na Europa, na terceira semana de viagem, vi esta imagem que ainda hoje nao consegui esquecer.

Este barco, é de africanos que querem entrar ilegalmente no continente europeu atravessando pelo mediterrâneo. Foram encontrados nas Ilhas Canárias e os sobreviventes contam que a embarcaçao era composta por 40 tripulantes, todos sudaneses, e que estavam há 2 semanas no mar, alguns que nao resistiram ja teriam sido jogados nas águas e os outros que estavam mortos no barco, continuavam ali pelo simples fato dos que continuavam vivos nao possuirem forças para arremesá-los.

Outro meio de ultrapassagem utilizado é permanecerem em portos africanos e fixarem-se nos chacis de caminhoes e carros que serao colocados nos poroes dos navios pra ser levados para Europa. Muitos deles sao descobertos ainda na äfrica, pois ao colocarem os carros no navio pela rampa (movel, pelo movimento das aguas), estes sao esmagadosentre ela e o fundo dos carros.
Ao chegar em Tarifa, no sul da Espanha, um dos pontos mais proximais entre o continente africano e europeu, visualizei constantemente helicópteros e barcos espanhóis. Ao mirar policiais de frente para o mar e nao para nós pessoas, pude constatar o quao rotineiro é a tentativa de imigrantes africanos entrarem ilegalmente ali. Na costa européia é comum encontrar embarcaçoes clandestinas de imigrantes. Alguns conseguem driblar esta fiscalizaçao, entram e vivem ilegalmente durante algum período de tempo.
Ao ultrapassarem a fronteira, sao capazes de tudo para permanecerem ali, um dos meios é submeterem-se a deixar que um meio de transporte de serviço público passe por cima de suas pernas, para serem internados e submetidos a tratamento de saúde prolongado, o qual lhes garante o direito de serem tratados por aqueles países, adquirindo assim direitos e consequentemente a permanência ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário