sábado, 29 de novembro de 2008

01 DEZ - DIA MUNDIAL CONTRA A AIDS

Dentro de dois dias, o mundo inteiro deverá manisfestar anúncios de pesquisas e avanços no meio científico contra o genocida vírus HIV.
Hoje, já pude ler uma notícia sobre a suposta cura de um portador na Alemanha:
"Médicos na Alemanha dizem ter feito o que parece ter sido uma importante descoberta no tratamento da SIDA depois de um paciente ter sido aparentemente curado desta doença com um transplante da medula óssea.". Isso é motivo de orgulho a todos nós profissionais de saúde e quiçá toda a humanidade. Na realidade o que temos a reconhecer é que a descoberta do vírus já foi um grande marco, logo após a descoberta dos antiretrovirais veio a complementar, e como se nao bastasse em apenas 27 anos depois da descoberta do vírus o homem já suspeita ter curado um portador. Magnífico! A ciência com toda a sua frieza e razao chegou longe.
O que ainda nao teve avanço nenhum foi o tao comentado sentimento humano: o preconceito! A dificuldade de quebrar tabus e de até mesmo encarar a Sida como uma doença, tal como outra qualquer, faz com que muitos sejam devastados, nao pela doença e sim pela exclusao. Desde 1981 se comemora o dia mundial contra a AIDS. Mas o que mudou no pensamento da humanidade? O que se tem feito a favor dos reais interessados?
Nao vejo mudanças nos movimentos contra aids, com seus repetitivos "kits" onde se coloca, dentro de um saquinho (1 camisinha, 1 panfleto sobre DSTs, 1 catálogo com endereços de unidades de saúde onde se encontra um "apoio" e uma fita vermelha), e saem vários estudantes e profissionais a distribuírem como se estivessem entregando propaganda de bordel. Após tantos anos nós - sociedade - ainda nao conseguimos atingir a grande massa a respeito de quebrar o preconceito e ensinar o que é a AIDS como se ensina o que é a Hepatite, o Alzhaimen, o Câncer, etc., libertos de qualquer tipo de julgamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário