domingo, 7 de dezembro de 2008

LULA E OBAMA

O que os dois têm em comum: foram a grande promessa em duas grandes naçoes, venceram o preconceito de milhoes de eleitores, usaram o bom marketing para chegar à presidência. Nao podemos deixar de citar o que mais aproxima Obama de Lula, antes mesmo de governar: a FAMOSA POLÍTICA ASSISTENCIALISTA. Obama prometeu, há dois dias, injetar 2,5 bilhoes de dólares nos EUA e já disse como fará isso: criará milhares de empregos na área de infraestrutura. Com esse investimento fará crescer a economia, aumentando a qualidade de vida dos trabalhadores beneficiados e do restante da populaçao, além de injetar dinheiro para uma maior movimentaçao financeira. Entao, vamos reverenciar o astuto projeto e ver o que o nosso presidente fez.
Lula, desde que entrou na presidência, destina milhoes de reais para bolsas assistenciais, injetando gratuitamente dinheiro nas maos do nosso tao querido povo em troca de uma igualdade de classe e diminuiçao da desigualdade social. Já os beneficiados compram os seus grandes desejos de consumo: televisoes, antenas parabólica, geladeiras, motocicletas, camas e alimentos. Ótimo...todos esses, bens necessários...mas para eles, nao para a sociedade. Esqueci tambem de citar bebidas e cigarros, a única diversao acessível para uma populaçao que sobrevive com bolsas governamentais. E me pergunto, o que os beneficiados dao em troca para o bem comum? No projeto de Obama, a força de trabalho. E no do Lula? Vamos tentar ver com bons olhos e separar esse incentivo governamental didaticamente em Bolsas:
Bolsa Escola: a presença assídua das crianças na escola, que é alimentada por um programa informatizado direto com o Ministério da Educaçao.
Bolsa Maternidade: todas as mulheres gestantes devem comparecer a, no minimo, 6 consultas de pre-natal, estarem devidamente vacinadas e levarem suas crianças para a programa de vacinaçao e triagem neonatal. Isso renderá à família em torno de 3 salários mínimos.
Essa estratégia trouxe ao nosso país, uma evolucçao significativa nos indicadores de saúde e educacional, nao me resta dúvida, o quetambém melhora a qualidade de vida de uma naçao.

Mas novamente, uma pergunta. Por que nao tivemos essa idéia de comprar a força de trabalho dessa populaçao que tanto pediu emprego e nao dinheiro? Por que nao oferecemos a dignidade necessária para que esse povo tivesse acesso à educaçao e cultura sentindo-se instigados a levarem seus filhos a escolas e terem acesso ao mínimo necessário de saúde e planejamento familiar? Por que nao somos capazes de oferecer o grande prazer de uma diversao após uma semana de trabalho?

Sao perguntas que ficam sem respostas, mas que ainda há tempo de serem respondidas.

Um comentário:

  1. Vou discordar um pouco de você, MC!
    Não acredito e não concordo com esse assistencialismo do governo Lula, esse falso assistencialismo só tem um caráter eleitoreiro, na verdade, isso é uma esmola que ele dá ao povo brasileiro, mal-acostumando-o, deveria aprender com o Obama, e passar a dar dignidade ao brasileiro, dando uma oportunidade dele ganhar dinheiro com seu trabalho e não através de esmolas...

    ResponderExcluir