sábado, 27 de outubro de 2012

O SUS E A PRECARIZAÇÃO PROFISSIONAL


Vejam essa!  Em SP a Educação é a mais petista (Haddad 95,7%) e a Enfermagem é a mais tucana (Serra 64,7%). E o IME é mais petista que a ECA. 
De fato, a saúde foi a área que mais se precarizou nos últimos 12 anos. Isso de forma uniforme em todo o país. Então, quando a Enfermagem se manifesta a favor de Serra, é voto de indignação ao sistema atual nacional, e não de apoio ao PSDB-SP.
Os profissionais da saúde no Brasil, desde que Serra saiu do Ministério da Saúde não têm acesso à educação permanente. Estas não chegam à base e o QualificaSUS é um programa falho e incompetente. É lógico, portanto, que a nível municipal para qualquer prefeito melhorar essa situação terá que atuar frente aos profissionais da saúde através da valorização e melhorias de trabalho. Já que Educação Permanente é de competência também federal e estadual.
O que houve? Simples: aumentaram o acesso à saúde mas não se preocuparam com os profissionais. É como receber uma visita de 20 pessoas, só ter 4 cadeiras e apenas água para servir.
E desde então, no SUS, os programas são todos voltados à aumentar o acesso (QUANTIDADE) sem a mínima para os profissionais e o arsenal de trabalho (QUALIDADE). É como soldados numa guerra sem armas, estratégias e sem capacitação. 
Entretanto, se houve muito investimento para profissionais de saúde, me perdoem ... esse dinheiro foi perdido no percurso ou muito mal empregado. E Isso, é culpa da gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário