quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quanto custa uma Festa de Formatura?

Não sei como falar de algo que é tão real, mas que as pessoas insistem em dizer que é sonho! Mas com muito pé no chão vou dividir com vocês os 'preparativos' para minha festa de formatura. Lógico, que falarei apenas como um pagante das irrisórias 48 parcelas de 168,00 (7.056,00 as quais junto aos meus outros 59 colegas somam uma bagatela de 423.360,00 (nunca havia feito essa conta antes). Depois de usar a calculadora do iPad, não me custava nada recorrer ao google e ver quanto, em média, custa uma festa de formatura no país onde vivo. Encontrei vários e resolvi publicar o Guia do Formando que revela uma média de 3.000,00 por formando(é o primeiro da lista da busca e o de maior valor entre os que eu pesquisei). Vale ressaltar que estou pagando mais que o dobro da média daqueles que já se formaram aqui no Brasil, e inclui-se,claro, os moradores das maiores e mais ricas cidades do país.
Porém, não deixo de ser otimista e sei que seremos capazes de otimizar os custos e fazer uma festa igual ou melhor do que as da USP, PUC, UNICAMP, UnB, e isso é muito mais provável se levarmos em consideração a mão de obra da minha região ser ainda mais barata que a de lá. Ainda tenho que admitir algo a vocês, minha comissão de formatura, que são 10 dos 60 futuros médicos, é empenhada e trabalha com rifas, promoção de festas, enfim, fazem malabarismos para angariar mais e mais recursos. E será somado ao que nós estamos pagando. Daí você deve estar se perguntando: Porque então, eles não investem esta grana que vocês estão depositando? Pois é, eles não ficam com o dinheiro ... a gente já fechou com uma empresa, com direito a docinhos e champangnhe no dia de assinar os contratos. Foi ótimo, tiramos fotos e nos divertimos(queremos muito bem uns aos outros, embora não aparente).
Bom, a Medicina nos tira de órbita! Quando estamos reunidos é para debater fisiopatologia, diagnósticos e planos terapêuticos e já quando estamos de férias, temos o direito de viajar e/ou ir pra dentro de um hospital estagiar. Não resta tempo para conversarmos sobre essa festa, mesmo sabendo que sonho nenhum se torna realidade caso não haja luta e esforços(a medicina é a maior prova disso).
Agora a poucos minutos de escrever, abro aqui na internet o grupo da turma e vejo um recado de um colega da comissão de formatura. Ele gentilmente avisa que já está aberta a corrida para quem deseja ser patrocinador deste evento e deixa claro que só poderá ter um patrocinador por área de atuação(pra não ser antiético, acho). Entendo que você precisou de alguns segundos pra processar esta informação. Normal, eu também precisei. E agora quem faz a pergunta sou eu: Um evento que tem tudo pra ser elitista e regado a luxo será palco de propaganda? Questiono sim, com ironia, essa atitude que não sei de quem partiu e nem pra quem será útil. Aliás, não consigo ser tão irônico ... sei sim pra quem será útil. E sei o quanto é válido para os organizadores, uma festa que já está paga, e muito bem paga, ser custeada por patrocinadores que eu e os meus convidados não temos a menor paciência de ver em comerciais televisivos, panfletos de trânsito e outdoors. É uma lastima a inocência e credibilidade da minha gente ser usada de tal forma a chegar ao ponto de acharmos que os outros estão apenas realizando um sonho que é nosso! Enquanto que, quem passou 6 anos estudando e está literalmente pagando este sonho e gerando emprrego e renda para tais empresas somos nós, ops...nossos pais!

3 comentários:

  1. Entro (hoje) no site e vejo que essa postagem conta com mais de 6 mil visualizações.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns
    Quem eh da med tem muita sorte de ter todo esse tempo para pagar e uma turma gigante que (acredito eu ) todos devem querer e poder participar
    Já meu curso tem 4 anos e uma turma pequena, tudo fica mais difícil meu querido autor
    Hahahahaahha

    E adorei ver o nome da minha faculdade aí UNICAMP ♡

    ResponderExcluir
  3. É barato!!! Sete mil e poucos reais!!!

    ResponderExcluir