terça-feira, 16 de abril de 2013

Países menos visitados no mundo

(Clique no nome do país para ter acesso à fotos e mais informações.)
Por Gunnar Garfors no sítio da ONU.

A lista dos países menos visitados do mundo foi preparada por Gunnar Garfors, com base nos dados fornecidos pela Organização Mundial do Turismo, agência da ONU. O viajante, que já esteve em todos os continentes, publicou a lista no seu site.

1 - Nauru (200 turistas estrangeiros por ano): a menor república do planeta (21 quilômetros quadrados) não tem atrativos. Mesmo assim, requer visto de entrada e quase não há embaixadas de Nauru pelo mundo. Difícil, muito difícil.

2 - Somália (500): guerra civil, ausência de governo, extremistas islâmicos, extrema pobreza... A reputação é péssima. E o risco de sequestro é altíssimo.

3 - Tuvalu (1 mil): as rotas aéreas desconhecem esse arquipélago do Pacífico. Só uma empresa aterrisa e decola de lá.

4 - Kiribati (4,7 mil): poucos já ouviram falar do país. E parece que as empresas aéreas também.

5 - Ilhas Marshall (5 mil): 0 exorbitante preço das passagens aéreas assustam. Além disso, o aquecimento global volta e meia ameaça varrer o arquipélago do mapa.

6 - Guiné Equatorial (6 mil): obter o visto no único país que fala espanhol na África é um parto. Mas americanos não precisam dele. E nem por isso dão as caras.

7 - Turcomenistão (7 mil): o país tem reputação de rivalizar em termos de esquisitices com a Coreia do Norte. Precisa dizer mais?

8 - São Tomé e Príncipe (8 mil): nação pouco acessível, apesar de natureza exuberante.

9 - Comores (15 mil): o país do Índico sofre com malária e escassez de ofertas de voos.

10 - Afeganistão (17,5 mil): a guerra ainda não acabou. E ainda há de se considerar o Talibã.

11 - Ilhas Salomão (23 mil): o país não é tão famoso quanto os seus vizinhos no Pacífico. E o patinho feio ainda é considerado mais caro que os concorrentes.

12 - Micronésia (26 mil): muito distante e desconhecida da maioria da população mundial. Apenas uma empresa aérea opera no arquipélago do pacífico.

13 - Mauritânia (29 mil): Os atrativos da nação africana são areia e nômades. Você se empolgou?

14 - Guiné Bissau (30 mil): o país africano tem péssima infraestrutura e é ignorado por empresas aéreas.

15 - Líbia (34 mil): o fim do regime de Muamar Kadafi não significou da noite para o dia que o país do Norte da África se tornou atraente para turistas.

16 - Coreia do Norte (35 mil): justificativa desnecessária em se tratando de um dos países mais fechados do mundo. Apesar disso o ex-astro do basquete americano Dennis Rodman recentemente pareceu se divertir por lá. As recentes tensões com os vizinhos do Sul e os EUA devem ajudar a pôr o país comunista em uma posição pior no próximo ranking.

17 - Butão (37 mil): O processo para a concessão de visto é bem complicado. Caso você consiga, o governo exige que passe todo o tempo com um guia local. Ou seja: nada recomendado para viagem de lua de mel.

18 - Timor Leste (40 mil): a ex-colônia portuguesa na no Sudeste Asiático ainda se recupera de um recente conflito pela independência e não é sinônimo de segurança para os viajantes.

19 - Tonga (45 mil): arquipélago isolado no meio do Pacífico.

20 - Serra Leoa (52 mil): "Você já ouviu alguma coisa boa sobre esse país?", pergunta Gunnar. A violência desenfreada assusta tremendamente, mas o país tem belas praias.

21 - Djibouti (53 mil): o país da África é muito seco e sujo.

22 - Liechtenstein (53 mil): o minúsculo país europeu não tem aeroporto e ainda conta com a concorrência turística "desleal" das vizinhas Suíça e Áustria. A maior parte dos visitantes é formada por empresários ávidos pelas vantagens desse paraíso fiscal.

23 - República Centro-Africana (54 mil): um dos países mais pobres da África não tem cartões postais. E ainda sofre com seguidas e sangrentas crises políticas. A mais recente estourou no fim do ano passado e ainda não chegou ao fim. Turistas, principalmente franceses, fugiram do país em convulsão.

24 - Chade (71 mil): o país africano é desértico e sofre com instabilidade política.

25 - Dominica (73 mil): a ilha no Caribe só tem um aeroporto, que só comporta pequenas aeronaves.

Os países mais visitados: França (79,5 milhões), EUA (62,3 milhões), China (57,6 milhões), Espanha (56,7 milhões) e Itália (46,1 milhões).

3 comentários: