sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Papa tem, além do papado, 8 doutorados

Por: Márcio Clébio

O motivo da renúncia do Papa Bento XVI eu nem me atrevo a comentar, e nem mesmo os próprios cardeais do Vaticano o comentam.

Desde já, se tenho vontade de comentar algo, vou deter-me aos números que o tornaram além de o 'papa que renunciou', um líder que durante os oito anos de papado cumpriu a missão de dirigir, algo quase que indirigível, que é a fé de um povo. E convenhamos, o fez de acordo com seus próprios princípios.

Para isso, passado este tempo à frente da igreja, ele ao 'se demitir' dá provas de que este cargo, embora representando Deus para os seus seguidores, é ocupado por homens, sendo assim um cargo inevitavelmente técnico-administrativo. E tudo isso ocorre justamente na época em que a ciência, o tecnicismo, e a ciberarte exercem uma espantosa influência na massa. Afinal, não adianta santidade sem habilidades técnicas e políticas, e para tal é indispensável a capacidade de atualização permanente. Detalhe, isso não acontece em cabeças intolerantes, rígidas, inflexíveis.

Embora com um discurso voltado para o coitadismo, também em moda nos tempos atuais, ele tem, mesmo que pessoais, motivos nobres para renunciar. Portanto não sai ileso, tampouco sem deixar a marca da sua pessoalidade na igreja. O Santo Papa, Bento XVI, em quase oito anos de pontificado, presidiu 348 audiências gerais, das quais participaram 4,9 milhões de pessoas até dezembro de 2012. O maior número de fiéis foi registrado em 2006, quando houve 45 audiências, das quais participaram mais de 1 milhão de pessoas. Visitou 31 países nos 5 continentes, e realizou 43 visitas pastorais. O Papa tem 8 doutorados:
•1984 Doutor Honoris Causa pelo College of St. Thomas in St. Paul / Minnesota
•1985 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica do Eichstätt
•1986 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Lima
•1986 Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Telogia Pontifícia e Civil de Lima
•1988 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica do Lublin.
•1998 Doutor Honoris Causa pela Universidade da Navarra na Pamplona.
•1999 Doutor Honoris Causa pela Uiversidad Livre Maria SS Assunta (LUMSA) em Roma.
•2000 Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Teologia da Universidade do Wroclaw 
o que demonstra sua habilidade técnico-científica. Portanto, Ratzinger, ops! ainda Papa Bento XVI, deixa este papado por motivos que até então desconhecemos, mas com a missão cumprida e sua ideologia pregada.

A sensação é que surgiu, sabe-se lá pelo seu papado ou pela evolução natural da humanidade, uma certa incompatibilidade entre o conservadorismo e o moderno. E não era necessário oito doutorados para perceber o óbvio - não se coloca cabrestos na humanidade do nosso século - então, se alguém tem que mudar, ou melhor, atualizar-se, este alguém é a igreja, pois Deus, continua o mesmo para todos.

Um comentário: