sábado, 7 de agosto de 2010

A TORRE OLÍMPICA DE 2016 NO RIO DE JANEIRO (?)

Acabo de receber estas imagens que estão circulando na Europa. É o projeto da Torre das Olimpíadas de 2016, que terá como sede o nosso Rio de Janeiro.Eles informam que o desafio é projetar uma estrutura vertical, na Ilha de Cotonduba que, além de ter a função de torre de observação, torna-se-á um símbolo de boas vindas para quem vêm ao Rio por via Aérea ou Marítima.
O "Solar City Tower" também inclui outras características. Anfiteatro, auditório, cafeteria e lojas estarão acessíveis no piso térreo, através do qual também um elevador público vai levar os visitantes a diferentes observatórios, e uma plataforma retrátil para a prática de bungee jumping.


No topo da torre você poderá desfrutar de toda paisagem ao redor da ilha onde será realizada a queda de água do que será o ponto de referência aos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Seu design permite a utilização de energia solar durante o dia para os painéis localizados ao nível do solo, enquanto o excesso de energia produzida é canalizada para bombear a água do mar para o interior da torre, produzindo um efeito de queda de água na piscina. Esta água é reutilizada simultaneamente através de turbinas para produzir energia durante a noite.



Estas características permitem-lhe atribuir o título deste projeto sustentável na
torre, seguindo os pressupostos da Terra, da Cimeira da ONU de 1992, que também ocorreu no Rio de Janeiro.



E que venham mais projetos. Desde já, quero muito que seja de um Arquiteto Brasileiro. E que seja escolhido não por ser ele um brasileiro, mas pelo fato de ser o projeto mais convincente para o mundo.

Um comentário:

  1. Se isto realmente sair, vai ser loucamente bom para a imagem do Brasil no mundo como um país engajado em ser sustentável!

    ResponderExcluir